S.O.S Moda ON | Por Nathy Oliveira: Prê-à-Porter vs Alta Costura: Qual a diferença?

Prê-à-Porter vs Alta Costura: Qual a diferença?

A moda tem diversos conceitos e, dentre eles, temos o prê-à-porter e alta costura, que muitas pessoas não sabem diferenciar e outras já estão cansadas de explicar a diferença. Para facilitar para vocês, a fim de trazer uma linguagem menos formal, vou explicar de uma maneira bem popular, para que fique bem entendido a todos apaixonados por moda que ainda não estudam ou querem levar a moda como apenas hobby.

Ninguém é obrigado a saber diferenciar os conceitos e entender as linguagens da moda, mas para um bom apaixonado por moda ou estudante, é essencial saber o significado desses conceitos para ficar por dentro desse mundo e saber do que está se falando.


Vou começar pela Alta Costura, que antecedeu o prêt-à-porter:

Alta Costura

Desfile Dior Inverno 2017

A Alta Costura remete ao produto que é produzido totalmente artesanalmente e exclusivo. Ele é feito a partir de medidas exatas e sob encomenda. Tendo um valor bem alto e o público MUITO limitado. A exclusividade é uma coisa que é levada muito a sério,principalmente pelo valor alto que se paga, os clientes exigem cada vez mais. O mercado tem um público muito limitado, apenas elite. Hoje em dia, existem marcas que também fazem coleções Prêt-à-Porter.

Prê-à-Porter

Desfile Yves Saint Laurent Fall Winter 2016/17 

O nome significa "pronto para vestir", que é uma ideia de roupas feitas em séries e prontas para serem vendidas e assim usadas. O conceito surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial, pelo fato da guerra ter afetado vários mercados, a moda não ficou de fora, a Alta Costura teve algumas mudanças. Além da Segunda Guerra Mundial, na década de 60 a ascensão dos jovens contribuiu para a abertura desse novo mercado, onde os jovens ditavam a moda, diferente de antes. Com tudo isso, o Prêt-à-Porter ganhou forças, criando peças não exclusivas e não artesanais, como a Alta Costura, tendo seu público ampliado e o valor reduzido. 


Espero que vocês tenham gostado e tenha esclarecido a dúvida de vocês. Beijos e até a próxima!

Um comentário:

Agradecemos o seu comentário! É importante recebermos o seu feedback. :)